Todos os empresários cometem erros. Até mesmo os grandes como, Warren Buffett, Richard Marx e Elon Musk cometeram erros em seus negócios. A necessidade por excelência não é ser perfeito e evitar todos os erros, mas evitar aqueles que custarão caro ao seu negócio. Aqui estão os cinco principais erros cometidos pelos proprietários de negócios online.
Infraestrutura Barata
Um negócio deve sempre permanecer sustentável e para isso é necessário permanecer razoável com todas as despesas ou passivos financeiros recorrentes. No entanto, a acessibilidade não deve obrigar o proprietário de uma empresa a tomar decisões que não sejam boas para a empresa. Por exemplo, optando por planos de hospedagem barata você vai economizar dinheiro, mas o custo real tem de ser avaliado.
Planos de hospedagem que custam muito pouco a cada mês terão largura de banda severamente limitada, dificilmente haverá segurança válida para o site, a presença online será comprometida, pois o tempo de atividade não será 100% ou mesmo próximo e qualquer tipo de escala será tratada muito lentamente.
A infraestrutura é a espinha dorsal de qualquer indústria ou negócio. Proprietários de negócios online muitas vezes optam por infra-estrutura barata, para quem está começando um negócio online e tem poucos recursos pode-se optar por uma infraestrutura mais em conta, porém é necessário pesquisar bastante e procurar as mais recomendadas por quem já está no mercado, assim evitamos problemas futuros com hospedagem e sistemas de baixa qualidade, nem sempre algo barato é ruim e ou algo que custa caro é considerado de boa qualidade.
Terceirizar tudo
A globalização deu início a uma era em que você pode encontrar pessoas para fazer tudo por uma fração do custo do que pagaria nos dias pré-globalização. Não é justo afirmar que a qualidade dos profissionais ou suas habilidades diminuiu, mas é verdade que a terceirização tem suas armadilhas.
Você pode e deve terceirizar qualquer coisa que você não é muito bom. Do design do site a contabilidade, você pode e deve contratar especialistas. Você pode contratar empreiteiros ou empresas com base em sua cidade, estado ou país.
O problema está em terceirizar tudo. Quando os proprietários de negócios online não têm controle total sobre nenhum dos ativos da empresa ou sobre os negócios do dia-a-dia que afetam um ou todos os aspectos existenciais da empresa, a empresa está fadada a sofrer mais cedo ou mais tarde.
Falta de diversificação
Muitos donos de empresas estão contentes com o foco em um ou alguns nichos. É perfeitamente aceitável se concentrar em um ou alguns nichos, mas é preciso diversificar para sustentar seu império geral ao longo dos anos. Cada nicho passa por altos e baixos. Você sempre pode aproveitar os momentos altos , mas você precisa se planejar para os momentos de baixa da empresa.
Nada de errado trabalhar em um único nicho, porém é necessário muito planejamento, organização e foco para se manter nos momentos de baixo desempenho em seu nicho, uma estrutura sólida, bem organizada e com as métricas bem definidas e analisadas, ajudam a se organizar e identificar possíveis momentos de baixa no mercado em seu nicho.
Parar de se atualizar
Muitos donos de empresas online lançam suas empresas com propostas de última geração e param de se atualizar. Não é apenas a infraestrutura tecnológica que precisa ser atualizada, mas também a qualidade dos produtos e serviços, a maneira como o negócio é gerenciado e como os clientes são tratados.
No mercado online a atualização deve ser constante, parar de atualizar um produto ou sua empresa é praticamente abandoná-los, não existe perfeição, o que existe é melhoria constante.
Ignorar a competição
As empresas digitais podem surgir em pouco tempo e usurpar a participação de mercado de uma marca importante em poucas semanas. Ignorar a competição é uma maneira infalível de tocar a sentença de morte do negócio.