Um hobby pode ser transformado em um negócio, mas uma empresa nunca pode se tornar um hobby. Existem algumas pessoas ricas e famosas que têm o luxo de realizar negócios enquanto se entregam ao lazer. Para os meros mortais, negócios e lazer não andam de mãos dadas. Qualquer negócio requer investimentos sérios, seja material, como dinheiro e infraestrutura, seja imaterial como tempo e esforço. Aqui estão algumas das muitas razões pelas quais você deve tratar o seu negócio como um negócio e não um hobby.
- Um hobby é mais um passatempo em que você tem paixão substancial. Um negócio nunca pode ser um passatempo. Existem sérias conseqüências. Você pode perder dinheiro. Se você tem funcionários, esses empregos estão em jogo e, portanto, seus meios de subsistência. Se você tem produtos ou serviços de que as pessoas dependem, então você está arriscando isso e seus consumidores ou clientes ficarão insatisfeitos se você não entregar.
Um passatempo é absolutamente pessoal. Nenhum negócio é completamente pessoal. Uma empresa terá impactos diretos e indiretos na vida de muitas pessoas. Uma startup ainda pode ser tratada como um hobby até que haja muito dinheiro nela e os impactos reais ou potenciais sobre os outros. Além desse ponto, um negócio deve ser tratado como um negócio.
- Um hobby tem muito a ver com a emoção sobre o pragmatismo. A maioria dos hobbies se desenvolve por puro amor por algo. Há pouca ou nenhuma aspiração para monetizar a habilidade ou o que você está criando.
O objetivo é dar forma aos seus sentimentos ou às habilidades que você possui. Essencialmente, um hobby é sobre emoções. Um negócio pode se originar de um grupo particular de emoções, mas nunca pode ser gerenciado ou executado emocionalmente. Você deve sempre ter uma visão pragmática do seu negócio e isso não acontecerá se você o tratar como hobby ou como um empreendimento emocional.
- Um hobby muitas vezes tem que se envolver em períodos de procrastinação. Você não pode permitir que a procrastinação se infiltre quando estiver executando uma empresa real. Existem prazos no mundo real e dinheiro real em jogo. Você não pode ter seu próprio tempo para desenvolver ou entregar algo. Tratar seu negócio como um hobby será a receita para o desastre e, mais cedo ou mais tarde, sua empresa deixará de existir ou será insustentável. Além disso, um hobby é principalmente sobre satisfação pessoal. Um negócio não é.
Como um dos assuntos que mais tratamos por aqui é sobre Marketing Digital, não se engane achando que Marketing Digital pode ser tratado como um Hobby, é necessário muito suor, trabalho tudo, queimar muito neurônio até ter algum resultado, engana-se quem pensa que é tão fácil quanto parece, as referências do Marketing Digital podem nos influenciar nos fazendo pensar que é muito fácil, é simples sim, mas requer muito estudo, trabalho e dedicação se você quiser ter seu negócio na internet.
Muita gente se aventura no marketing digital querendo fazer uma “grana extra” e não dá a devida importância como um empreendimento requer, depois falam mal porque não tiveram resultado, quando na verdade não seguem sequer algum método eficaz a risca para ter resultado.